Em 12 de maio de 2012, o Borussia Dortmund, campeão da Bundesliga de Jurgen Klopp, venceu o Bayern de Munique por 5 a 2 na final da Copa da Alemanha para completar a dobradinha nacional.

Na extremidade oeste do Olympiastadion, em Berlim, dezenas de milhares de torcedores do Dortmund recriaram a Muralha Amarela sob uma enorme faixa com a frase final de um canto popular do terraço: “Werdet uns're Helden!” - tornem-se nossos heróis!

Debaixo da faixa, com um lenço amarelo e preto amarrado no pescoço, estava o assistente técnico de 29 anos do time sub-17 do Dortmund, um atacante semiprofissional chamado Edin Terzic.

Nove anos depois, no final da temporada 2020-21, afetada pela pandemia, Terzic levantaria a Copa da Alemanha como técnico interino do Borussia Dortmund.

E no sábado, ele liderará seu clube de infância em Wembley na final da Liga dos Campeões contra o Camisas de futebol infantis Real Madrid baratas, na esperança de fazer o que estava escrito na faixa em Berlim e se tornar um verdadeiro herói do Dortmund ao conquistar o prêmio máximo.

Eles estiveram aqui pela última vez na final de 2013, quando o Dortmund de Klopp foi derrotado pelo Bayern de Munique por 2 a 1 com um gol de Arjen Robben aos 89 minutos do segundo tempo.

“Da última vez, viajei para Londres no dia anterior para tentar absorver a atmosfera antes de apoiar o time das arquibancadas”, disse Terzic à BBC Sport no último dia da temporada da Bundesliga. “Mas esses dias acabaram.”

Agora, com 41 anos, a jornada de Terzic, de torcedor do time a treinador principal, é tão romântica quanto possível, mas também tem sido emocionante, com triunfos superados por contratempos.

Não menos importante, no último dia da temporada passada, quando, precisando apenas vencer o Mainz em casa para garantir o primeiro título da Bundesliga desde 2012, o Dortmund foi espetacularmente derrotado.

Depois de empatar em 2 a 2 e dar ao Bayern de Munique o 11º título consecutivo, Terzic foi às lágrimas enquanto as fileiras do Südtribüne - a famosa arquibancada sul do Westfalenstadion - cantavam em agradecimento a um dos seus jogadores: “Wir sind alle Dortmunder Jungs!” - Somos todos garotos de Dortmund!

O compromisso de Terzic com o clube nunca esteve em dúvida, mas sua adequação ao cargo foi questionada em várias ocasiões, inclusive duas vezes nos últimos seis meses.

Depois que o Dortmund encerrou 2023 com uma série de seis jogos sem vitória, culminando com um insípido empate em 1 a 1 em casa com o Mainz [de novo], que deixou os Die Schwarzgelben a seis pontos dos quatro primeiros colocados, o executivo-chefe Hans-Joachim Watzke e o diretor esportivo Sebastian Kehl convocaram conversas sobre a crise - e decidiram que Terzic permaneceria no comando.

Mas eles também contrataram os ex-jogadores - e finalistas da Liga dos Campeões de 2013 - Sven Bender e Nuri Sahin como assistentes técnicos, uma medida que levantou dúvidas quanto à autoridade de Terzic, especialmente devido às ambições públicas de Sahin de se tornar técnico principal.

 

Comprar Camisetas Futebol

Ainda assim, com Sahin assumindo imediatamente os exercícios de ataque em um campo de treinamento de inverno em Marbella e Bender responsável pela defesa, o desempenho do Dortmund melhorou - pelo menos até março, quando a derrota em casa para o Hoffenheim colocou Terzic sob pressão novamente, antes de uma vitória por 2 a 0 sobre o Union Berlin salvar seu emprego.

Embora o desempenho do Dortmund na Bundesliga tenha permanecido irregular, terminando em um decepcionante quinto lugar, 27 pontos atrás do campeão Bayer Leverkusen, Terzic se destacou na Liga dos Campeões.

“Infelizmente, a história do Borussia Dortmund nos mostra que precisamos ter um desempenho superior em uma competição para ganhar títulos, e isso geralmente significa que outra competição é prejudicada”, explicou ele, revelando o tipo de conhecimento histórico que somente um torcedor pode produzir de improviso.

Ele tem razão. Quando o Dortmund venceu a Liga dos Campeões em 1997, terminou em terceiro lugar na Bundesliga - oito pontos atrás do Bayern. Em 2013, a diferença foi de 25 pontos. Por outro lado, quando Klopp conquistou títulos consecutivos em 2011 e 2012, o time foi eliminado da Europa na fase de grupos.

Nesta temporada, Terzic liderou o Dortmund com sucesso em um grupo assustador, incluindo vitórias em casa e fora sobre o Newcastle United, vitória sobre o Milan em San Siro e um empate com o Paris St-Germain.

Sua excelência na Europa continuou na fase de mata-mata, agora impulsionada por dois jogadores que saíram da Premier League - Ian Maatsen, do Chelsea, e, é claro, o ala Jadon Sancho, do Manchester United, de volta ao clube onde fez sua estreia.

O último jogo de Sancho pelo Dortmund antes de ir para o United foi a final da Copa da Alemanha de 2021, sob o comando de Terzic, cujas qualidades indiscutíveis de gestão de pessoas estão novamente beneficiando o londrino após um período difícil em Manchester.

“Jadon e eu sabemos que ele ainda não está em seu nível máximo”, disse Terzic em abril. “Mas sabíamos disso e levamos isso em conta quando o trouxemos de volta para cá. Vemos o quanto ele está se esforçando e temos certeza de que logo voltará à sua melhor forma.”

E foi exatamente isso que Sancho fez, produzindo uma exibição de craque no jogo de ida da semifinal da Liga dos Campeões contra o PSG e colocando o Dortmund no caminho para a final.

No final do jogo de volta em Paris, Terzic desapareceu em meio à multidão de torcedores do Dortmund na frente do campo. Aqueles mesmos torcedores que o haviam pegado no último dia da temporada passada contra o Mainz.

“É por isso que fazemos isso”, disse ele depois. “Esperávamos cenas assim na última temporada. Infelizmente, não saiu como planejado, mas os nossos torcedores estavam lá para nos apoiar. Hoje, pudemos lhes dar um pouco de volta.”

Terzic e o Dortmund continuam sendo um mistério. “Quem pode resolver o problema de Jeckyll e Hyde do Dortmund?”, perguntou o tabloide BILD, afirmando: “Terzic não pode ser demitido agora”.

E para a emissora local WDR, o fato de o Dortmund ter chegado à final já é “o triunfo de um técnico em apuros”.

E o que dizer dos torcedores? Sentado no trem para o último jogo do Dortmund na temporada, um torcedor do BVB admitiu que “o teria demitido no Natal, mas como você pode criticar um técnico que nos levou à final da Liga dos Campeões?”

Os sentimentos contraditórios se repetiram nas arquibancadas de cerveja sob o Südtribüne. “Ele é brilhante, é um de nós”, acrescentou outro. “Mas como técnico…?”

Terzic era um torcedor no Olympiastadion em 2012. Ele foi um torcedor em Wembley em 2013. No entanto, como ele disse, “esses dias acabaram”.

Agora, ele quer ser visto como Terzic, o técnico do Camisas de futebol Borussia Dortmund.

“Existe alguém que trabalhe no futebol que não tenha sido um torcedor?”, perguntou ele, retoricamente.

“Seja jornalista, comissário de bordo ou assessor de imprensa, todos nós nos apaixonamos pelo futebol como torcedores e todos nós tínhamos um time que amávamos e pelo qual torcíamos. Minha trajetória como torcedor me levou a ser técnico do Borussia Dortmund. Estou muito feliz com isso. E muito orgulhoso”.

Aconteça o que acontecer em Wembley, ele certamente continuará a ser o que a faixa no Olympiastadion pedia: um herói do Dortmund.